Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Arari discute apoio municipal ao Memorial Pe. Clodomir Brandt e Silva

Câmara de Arari discute apoio municipal ao Memorial Pe. Clodomir Brandt e Silva

O Instituto Pe. Clodomir Brandt e Silva, entidade sem fins lucrativos que oficialmente tem por missão preservar a memória e o patrimônio cultural relacionado ao Pe. Brandt e sua obra, não dispõe de recursos próprios para custear as despesas de funcionamento e manutenção do memorial, o que ocasiona dificuldades na conservação do acervo e e na garantia de continuidade de funcionamento do local.

Dentre as fontes de pesquisa histórica e os pontos de visitação turística do município de Arari, na Baixada Maranhense, o Memorial Pe. Clodomir Brandt e Silva é um dos principais acervos culturais de memória no interior do Maranhão, dada a magnitude da obra do Pe. Brandt e as peças que o local preserva. Fotografia, iconografia, discografia, acervo jornalístico, bibliográfico e literário estão entre as peças disponíveis para visitação e pesquisa.

Isso considerando a falta de apoio à iniciativa, que só continua aberta ao público graças à boa vontade da cuidadora do acervo, que a ele se dedica voluntariamente e ainda investe recursos próprios na manutenção do centro de memória. Fora isso são poucas as contribuições para custeio das despesas de conservação do acervo, manutenção e funcionamento do memorial.

Diante disso, o espaço de memória fica em uma situação vulnerável e em condições precárias de garantia de continuidade como referência em centro de visitação e pesquisa local. Urge que se estabeleçam meios de apoio externo para que o memorial tenha condições estáveis de funcionamento, conservação do prédio e do acervo, recursos humanos e materiais para sua manutenção e atendimento ao público.

Motivado pelos eventos da efeméride do centenário de nascimento do Pe. Brandt, celebrado em novembro de 2017, e que envolveram o Memorial, o professor Raimundo Cosme da Silva Filho (Prof. Bebê) procurou recentemente a Câmara Municipal, objetivando de obter apoio da Municipalidade para essa demanda de interesse coletivo.

Após diálogo com alguns vereadores, em reunião com o presidente Evando Piancó, expôs a situação descrita nesta reportagem e requereu do Legislativo Municipal a criação de um projeto de lei que possibilite e por meio do qual seja articulado termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Arari e o Instituto Pe. Clodomir Brandt e Silva ou outro meio de colaboração.

Na oportunidade, a presidência da Câmara se comprometeu em pôr a matéria em discussão, identificar o meio mais viável de encaminhamento do assunto na Casa Legislativa, de maneira que se venha estabelecer ajuda oficial do Município ao memorial, de forma que se garanta a preservação deste, do seu acervo e o devido funcionamento acessível ao público.

"Na ocasião do Centenário de Nascimento do Pe. Brandt, a Câmara se fez parceira e consegui-se implementar algumas melhorias no prédio. Como ao Legislativo não dispõe de recursos próprios para fins dessa natureza, vamos estudar a melhor forma um instrumento pertinente que possibilite à Prefeitura contribuir com a manutenção do prédio e o funcionamento dos serviços que o memorial presta à comunidade" - afirmou o presidente da Câmara, Evando Piancó, ao A1 por Whatsapp.

Confira reportagem completa sobre essa questão no Blog Atualidades, do projeto "Arari, Cidade Aberta", do instituto Perone. Acesse aqui
error while rendering plone.comments