Câmara de Arari discute apoio municipal ao Memorial Pe. Clodomir Brandt e Silva
Dentre as fontes de pesquisa histórica e os pontos de visitação turística do município de Arari, na Baixada Maranhense, o Memorial Pe. Clodomir Brandt e Silva é um dos principais acervos culturais de memória no interior do Maranhão, dada a magnitude da obra do Pe. Brandt e as peças que o local preserva. Fotografia, iconografia, discografia, acervo jornalístico, bibliográfico e literário estão entre as peças disponíveis para visitação e pesquisa.
Isso considerando a falta de apoio à iniciativa, que só continua aberta ao público graças à boa vontade da cuidadora do acervo, que a ele se dedica voluntariamente e ainda investe recursos próprios na manutenção do centro de memória. Fora isso são poucas as contribuições para custeio das despesas de conservação do acervo, manutenção e funcionamento do memorial.
Diante disso, o espaço de memória fica em uma situação vulnerável e em condições precárias de garantia de continuidade como referência em centro de visitação e pesquisa local. Urge que se estabeleçam meios de apoio externo para que o memorial tenha condições estáveis de funcionamento, conservação do prédio e do acervo, recursos humanos e materiais para sua manutenção e atendimento ao público.
Motivado pelos eventos da efeméride do centenário de nascimento do Pe. Brandt, celebrado em novembro de 2017, e que envolveram o Memorial, o professor Raimundo Cosme da Silva Filho (Prof. Bebê) procurou recentemente a Câmara Municipal, objetivando de obter apoio da Municipalidade para essa demanda de interesse coletivo.
Após diálogo com alguns vereadores, em reunião com o presidente Evando Piancó, expôs a situação descrita nesta reportagem e requereu do Legislativo Municipal a criação de um projeto de lei que possibilite e por meio do qual seja articulado termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Arari e o Instituto Pe. Clodomir Brandt e Silva ou outro meio de colaboração.
Na oportunidade, a presidência da Câmara se comprometeu em pôr a matéria em discussão, identificar o meio mais viável de encaminhamento do assunto na Casa Legislativa, de maneira que se venha estabelecer ajuda oficial do Município ao memorial, de forma que se garanta a preservação deste, do seu acervo e o devido funcionamento acessível ao público.
"Na ocasião do Centenário de Nascimento do Pe. Brandt, a Câmara se fez parceira e consegui-se implementar algumas melhorias no prédio. Como ao Legislativo não dispõe de recursos próprios para fins dessa natureza, vamos estudar a melhor forma um instrumento pertinente que possibilite à Prefeitura contribuir com a manutenção do prédio e o funcionamento dos serviços que o memorial presta à comunidade" - afirmou o presidente da Câmara, Evando Piancó, ao A1 por Whatsapp.
Confira reportagem completa sobre essa questão no Blog Atualidades, do projeto "Arari, Cidade Aberta", do instituto Perone. Acesse aqui